terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Natal 2014 - Descontos Directos no topo das preferências nas compras

De acordo com um estudo publicado pelo "Observador Cetelem", os Portugueses percecionam ter mantido o seu poder de compra face ao ano anterior.


A sondagem mostra também:

  • Há a expectativa de que o poder de compra se irá manter em 2015;
  • As despesas ainda vão ser superiores à poupança, mas há intenção de se começar a poupar;
  • Não há intenção de fazer férias no Natal ou fim de ano mas menos por falta de disponibilidade financeira do que no ano anterior.
  • Há uma maior intenção de Gasto em presentes de Natal:O gasto médio esperado em presentes de Natal é 183€ (em 2013: 114€);
  • Há uma maior intenção de compra de presentes para o próprio – 29% (em 2013: 26%);
  • O Smartphone é a categoria que mais se pensa comprar para o próprio;
  • Há uma maior intenção de compra para oferta – 79% (em 2013: 70%);
  • Vestuário e brinquedos são as categorias que mais se tencionam oferecer;
  • As categorias mais desejadas como presente são Vestuário, Lazer/viagens e Perfumes/Relógios;
  • As lojas de Centros Comerciais reforçam a sua importância para as compras de Natal – 74% (em 2013: 66%);
  • Há uma intenção de se iniciar as compras com maior antecedência do que em 2013;
  • E menor intenção de se esperar pelos saldos de Janeiro para comprar os presentes - 19% (em 2013: 33%).
  • Há uma intenção de aumentar o gasto médio com cartões de crédito: 11% tencionam utilizar o Cartão de crédito para as compras de Natal; 
  • 44% tencionam utilizar cartões de fidelidade (diminuição face ao ano anterior); 
  • Os descontos diretos nos produtos continuam a ser o tipo  de oferta mais valorizado para pagar as compras de Natal, em 60% dos inquiridos, esta é primeira resposta que dão sobre a forma como pretendem pagar as suas compras vs 7% que respondem primeiro em Cashback (Reembolso do valor pago, ex. desconto em cartão). No total, 68% dos inquiridos preferem desconto directo, seguido de 42% em cashback (valores para várias respostas).


Outro dado a reter é a preferência de 75% para a pesquisa in loco, nas montras das lojas, e apenas 10% preferencialmente na Internet.

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Reportagem RTP

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