Dicas!


Como começar a poupar nas Compras:

Pessoalmente organizo os meus cupões numa capa específica para o efeito, adaptada de um porta-cartões. Nas primeiras páginas tenho todos os cartões de fidelidade das diferentes lojas, depois organizados por loja (cupões de revistas das Lojas que são exclusivos à loja) depois por tema, e por fim por produto, sempre por ordem de validade. Os cupões são para mim “dinheiro com validade”, pelo que é essencial ter a gestão das validades, isto é, se tivermos 2 cupões para o mesmo produto, gastar sempre o que acaba antes primeiro. Guardo os cupões dos produtos que usamos em casa, de produtos substituíveis, e os que não uso, como comida de gato, dou a quem usa.
Em concomitância com os cupões, os folhetos são de primordial importância para a poupança. O ideal é acumular promoções dos folhetos da loja com os cupões que temos, de forma a maximizar a poupança. Claro que se precisarmos de um produto para o qual temos cupão que não está em folheto, podemos usar, até porque há alguns produtos que não chegam a aparecer em folheto. Porém, há produtos que manifestamente estão mais vezes em promoção que outros, que tem sido uma aposta cada vez mais forte de várias empresas. Por vezes são emitidos cupões de algumas marcas, que a tentação pode ser até ir usar imediatamente, mas que por norma vão estar em folheto também, proporcionando poupanças ainda maiores. É um jogo de espera também, a espera pela oportunidade de rentabilizar o máximo possível a compra, com a acumulação de cupões, cartões e folhetos.

Em termos de método, costumo fazer da seguinte forma: 

1) Mantenho um inventário da minha despensa e do congelador, para evitar ficar sem determinado produto, obrigando-me a comprar a preço normal, sem promoção/cupão. Também me ajuda na contenção - saber o stock permite que não compre a mais;
2)   Mantenho os cupões actualizados,
3)  Estou atenta aos folhetos semanais/quinzenais das lojas e promoções diárias, e verifico se tenho cupões para acumular. Há um certo sincronismo dos produtos que estão em folheto das várias lojas, sendo possível ver que o mesmo produto em promoção fica a diferentes preços, pelo que conjugo com outras poupanças, como cartão de fidelidade (exemplo Continente e Intermarché, ou mesmo o Poupa Mais), descontos diários (exemplo Jumbo, que tem um desconto de 10% para diferentes secções http://pouparadescontar.blogspot.pt/2013/07/descontos-jumbo-diarios-cartao-jumbo.html)
4) Sincronizo a Agenda da Poupança que criei para os leitores do blog com o smartphone, para ter sempre à mão os folhetos e promoções diárias. (http://pouparadescontar.blogspot.pt/2013/06/agenda-da-poupanca.html)
5) Compro de acordo com as validades dos produtos, perecíveis e não perecíveis. Compro para um stock ético e responsável, de acordo com os padrões de consumo do agregado familiar, para rentabilizar as promoções. Especialmente nos bens perecíveis, nunca compro mais do que utilizamos dentro desse prazo, pois o desperdício anula qualquer poupança, até aumenta os custos.
6) Lembro-me da máxima “Está fora de questão comprar sem promoção” para produtos como detergentes e amaciadores roupa, detergentes da loiça, pasta dentífrica, alguns produtos de higiene pessoal, limpeza da casa, alguns congelados, iogurtes, sendo que estes últimos não costumo comprar, pois faço-os na Bimby, o que fica bem mais em conta que qualquer promoção.
7) Tento pensar com antecedência o que preciso de comprar, para evitar compras de última hora.
8) Actualizo o stock e os cupões.
9) Não faço as “Compras para o Mês”, prefiro gerir as compras de acordo com as promoções semanais e rotação dos produtos em casa.
10)Evito exceder o orçamento mensal para compras, mas gosto de ter margem de manobra para poder aproveitar uma promoção que considere “imperdível” e que para tal tenha de dispor de algum valor, como esta: http://pouparadescontar.blogspot.pt/2013/06/acumulacao-frize-tonicaginger-ale.html ou este https://www.facebook.com/PouparADescontar/posts/393902187380648
11)  Ter duas listas de compras: - a das faltas e a das promoções, para não se correr o risco de cair na tentação de comprar o que não faz falta.

O principal é comprar com racionalidade. Ter à mão a calculadora, comprar por capacidade, e não no primeiro impulso comprar o que à vista desarmada parece mais barato. Porque podemos comprar o que é mais barato, ou que fica mais barato, são duas situações muitas vezes distintas. Portanto é importante ver sempre o Preço por Quilo ou por unidade, por capacidade, para garantir que há poupança. Porém, há situações em que poderá sair mais barato comprar uma embalagem mais pequena, mesmo que fique ligeiramente mais caro por unidade, se tivermos em conta a validade do produto.

A atenção aos stocks, à validade, ao espaço que temos na dispensa, a utilização que vamos dar aos produtos, é essencial. Invariavelmente todas as semanas há promoções. Claro que nas promoções onde se conseguem poupanças de 75-100%, em bens com validade alargada ou detergentes, fará sentido comprar mais quantidade, se se tiver orçamento disponível. Mas comprar só por comprar, pela descarga de adrenalina de se ter feito uma excelente compra, pode estar a consumir recursos que poderiam estar a ser utilizados noutra conta do orçamento familiar, ou até mesmo naquela ida a um espetáculo infantil que o seu filho lhe falou. Bilhetes estes comprados em promoção, claro!
Moderação também porque o desperdício é inimigo da Poupança. Mas já aconteceu aproveitar oportunidades a 100% de produtos que não fazem parte do nosso gasto e depois dar a quem os usa.

Organização dos Vales e Cupões:

Cada um poderá organizar os seus cupões e vales de desconto da forma que lhe convier mais e lhe fizer mais sentido.
No meu caso, tenho uma capa para cartões de visita, que uso para guardar os cartões de fidelidade, de que falarei mais  frente, e coloco os vales nessa capinha, por loja (no caso da revista do Pingo Doce, pois esses vales só dão para lá), depois por validade, e por fim por família de produto.
Isto permite-me usar o vale que expira mais cedo primeiro, pois para mim os vales são como dinheiro com validade.
Ao organizar por loja, permite visualizar rapidamente os que só posso usar em determinada loja, o que me ajuda a estabelecer uma rota nas compras e determinar a acumulação dos vales com o folheto de determinada loja.
A família de produtos permite-me encontrar o vale para determinado produto que tenho falta em casa e se compensa substituir por um que esteja em promoção e seja mais vantajoso economicamente.

Cartões de Fidelidade

Praticamente todas as insígnias actualmente tem cartões de Fidelidade, seja para acumulação de descontos (ex: Continente, El Leclercl, Intermarché, Poupa Mais) ou para desconto directo com a utilização do cartão (ex: Jumbo, El Corte Inglés), ou para permitir acesso a descontos exclusivos em talão ou cupão para portadores do cartão (ex: Minipreço, Continente).
O ideal é tê-los todos, assim de certeza poderá usufruir das melhores promoções.
Ao fazer parte da base de dados destas insígnias, aumenta a probabilidade de lhe ser enviado promoções para o seu e-mail ou residência, como os cupões do Continente.
Mas também são importantes os cartões de fidelidade de outro tipo de lojas. Convém ter cartão de gasolineiras, que poderão dar acesso a descontos directos na loja ou parceiros, e por vezes até desconto em combustíveis por rebate de pontos do cartão. Os descontos são variáveis,seja em lavagens, em troca de pontos por € em lojas, em entradas em museus, parques familiares, diversões e muitas outras oportunidades.
Os cartões para os miúdos também podem trazer descontos simpáticos, em actividades próprias, livros e outros produtos para esta faixa etária. Por exemplo o cartão FnacKids, o Rik & Rok, o do Clube Olá, entre outros.
O cartão IKEA Family oferece cha, café e descafeinado aos membros com cartão e descontos exclusivos.
Até na restauração há cartões de fidelidade, e assim como assim, se já vamos lá pelo menos uma vez, ao menos que fiquemos com o cartão para irmos acumulando...
Como com tanto cartão não há carteira que aguente, torna-se essencial manter uma pasta organizada com os cartões. Na pasta que referi acima organizo por temas, coloco primeiro os cartões dos supermercados, depois gasolineiras, restauração, lojas de roupa, lojas de crianças, etc...

Parcerias Fnac

Registo em sites de fornecedores

Sites como o Paramim (Unilever), Colgate-Palmolive, Nestlé, deverão estar nos favoritos, e estar-se registado, para não perder os vales de desconto que vão sendo publicados, uns para impressão online, outros para pedir que enviem para a residência.
Muitos destes vales são apenas distribuidos no facebook, pelo que se pretender aceder aos mesmos, recomendo que abra uma conta no facebook, dedicada se preferir, para gerir todas as ofertas e receber no seu e-mail dedicado todas estas informações, assim não se perdem no feed na página inicial, entre post dos amigos...

Combustível
Na hora de abastecer, também é possível poupar.
Use os talões das parcerias dos supermercados, cartões de fidelidade do clube de futebol, da seguradora, da associação a que pertence, e tire proveito dos descontos. Prefira abastecer ao fim de semana, já que várias gasolineiras têm descontos nestes dias. Estes descontos são acumuláveis na maior parte dos casos, é possível abastecer por menos 12 cêntimos ao Sábado, mesmo sem ser numa gasolineira Low-Cost. Evite abastecer nas auto-estradas.

Exemplos:
REPSOL: Combustíveis mais baratos Sábado e Domingo, entre 5 e 6 cêntimos, conforme posto de abastecimento e nos postos aderentes. Se utilizar um cartão de fidelidade da AXA, Seguro Directo, Cartão de Sócio do seu Clube (se parcceiro), etc.. tem mais 6 cêntimos de desconto, ou seja, são menos 12 cêntimos/lt de poupança.
GALP: Combustíveis mais baratos Sexta e Sábado,  6 cêntimos nos postos aderentes.
BP: Combustíveis mais baratos Sábado e Domingo,  6 cêntimos nos postos aderentes, que acumula com o descontos de cartões de fidelidade. Lembre-se que pode deduzir o valor acumulado no cartão PoupaMais (parceria Pingo Doce-BP).
Outras parcerias:
Cepsa-Fnac, El Corte Inglés
Galp-Continente
BP - Lidl e Pingo Doce

Para saber os preços do posto mais perto de si, experimente ver este site, que até tem uma aplicação móvel muito prática: Mais Gasolina.


Poupar no cinema!

Veja o Post completo aqui



Pão quente na loja!

      Que não se deve fazer compras com fome, já é bastante difundido como principal forma de evitar custos desnecessários no supermercado, mas já se aperceberam como a introdução de restaurantes, snacks e pão fresco na hora contrariam esse princípio?
Basta entrar num Lidl que logo nos chega o aroma de pão quentinho acabado de sair do forno. Haverá outro cheiro que nos aguce tanto o apetite? Claramente que é prático ter o pão mesmo ali, mas subtilmente somos levados a pensar no pão, na manteiga que fica tão bem a derreter no pão, na geleia, no leite ou chá ou café para acompanhar, e nisto dá-nos a fome, e sem nos apercebermos já estamos a comprar mais que a lista de compras dizia....
        A Lista de compras é uma excelente aliada, para nos mantermos concentrados naquilo que precisamos e evitarmos situações como estas. Mas o pão quentinho acaba sempre por ganhar!!
O Pingo doce também tem esta estratégia, e assistimos aos hipermercados (Continente, Jumbo, etc) transformarem-se em restaurantes, que até evitam que o consumidor tenha de sair das instalações, mantendo-se mais tempo e aumentando a probabilidade de compra por impulso.

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A importância da calculadora nas compras

de Poupar a Descontar (Notas) - Quarta-feira, 4 de Abril de 2012 às 22:28


Às vezes é preciso fazer as contas à unidade para ver o que compensa mais, antes de metermos no carrinho o artigo pretendido. Isto porque para o mesmo produto, o preço por unidade ou dose pode variar grandemente. Nem sempre a maior quantidade corresponde um valor mais baixo, e por outro lado a rotação que damos ao produto também assume grande importância, bem como o espaço/volume que o artigo ocupa na nossa dispensa, especialmente importante em produtos perecíveis, pois poderá anular a poupança obtida numa embalagem de maior volume/quantidade se o produto se estragar e for deitado fora.
Deixo aqui um exemplo desta diferença de preço com o papel higiénico. O mesmo produto, com embalagens diferentes, tem um valor bastante diferente por unidade. Vejamos:

O produto é Scottex MegaRolo em todas as embalagens.
Vejamos o que nos fica mais económico:
6+3 a 3,99€; aqui a unidade fica a 3,99/9=0,44€
16+2 a 10,29€, aqui a unidade fica a 10,69/18=0,59€
24 a 10,99€, aqui a unidade fica a 10,99/24=0,46€

Sem dúvida que poupamos mais ao comprar a embalagem de 6+3, que qualquer outro tamanho, e ocupamos muito menos espaço na despensa. Mas se precisamos mesmo de mais rolos, podemos comprar 2 unidades, ficando 18 rolos a 7,98€ ou 27 rolos a 11,97€.
Quando existem estas promoções 6+3, 16+2, etc, é importante fazer as contas com a quantidade total de unidades/doses, para sabermos o custo unitário e desta forma comparar preços directos e avaliar qual é a melhor compra.
Estas situações podem acontecer devido à forte concorrência entre espaços comerciais, que baixam os preços só em determinadas quantidades, mantendo preços mais elevados nas outras.

No Jumbo Online também existe a embalagem 9+3, por 3,39€ 3,99/9=0,28€ Esta é claramente a melhor opção entre as 4, ficando a metade do preço da embalagem 16+2!!!

Preços Continente Online e Jumbo Online, a 4/4/2012.


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Voucher Internet Smart:€1,99 + 25 Pontos, 3 semanas de Internet com 80MB/semana, em vez de 1,99€ por semana

Voucher Internet Já: €1,90 + 25 Pontos, 5 semanas de Internet com 30MB/semana, em vez de 1,49€ por semana

Vi estas promoções nas lojas da Optimus.

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Considerações sobre o artigo do Público sobre o aumento do uso de cupões.

de Poupar a Descontar (Notas) - Quinta-feira, 21 de Março de 2013 às 13:00

Esta semana foi publicado um artigo no Público que dá conta de um aumento de 40% no uso de cupões de desconto.
Pode ver aqui: http://www.publico.pt/economia/jornal/utilizacao-de-vales-de-desconto-aumentou-40-em-apenas-um-ano-26249268

O aumento da utilização dos cupões de desconto e da aderência às promoções, é sem dúvida um reflexo do aumento da preocupação de todos nós na gestão do orçamento familiar. Com os ordenados a encurtar e o desemprego a aumentar, é preciso alguma imaginação para esticar o orçamento. Usando cupões é até possível manter a compra do produto de marca, que consegue ficar mais barato que as marcas próprias. Mas é preciso ter em atenção vários factores, é preciso mesmo muita organização. Se possível, combinar os vales com promoções da própria loja( exemplo: esta semana o Linic está com 50% no PD e pode-se acumular com o vale de 1€ da revista), estar atenta à validade dos cupões e do artigo em promoção, e às condições da compra, (exemplo: há um vale para a farinha branca de neve, de 50 cêntimos, mas só na compra de 2 unidades. Há que perceber se a compra das 2 unidades com o vale fica mais em conta que o produto substituto, senão não valerá a pena); quando o desconto do cupão/vale, não indica a quantidade/capacidade da embalagem, por norma comprar a mais pequena, e comparar sempre o preço/kg-lt, para perceber onde a poupança é maior. Comprar artigos que realmente se vai dar uso, para não gastar recursos desnecessários.  Devemos ter sempre em conta preços dos produtos substitutos e uma calculadora à mão! Obrigado e boas poupanças!!
Poupar A Descontar

5 comentários:

  1. Obrigada pelo post tão esclarecedor!
    Gostaria só de acrescentar que quem tem conta no Montepio também pode pedir o cartão da Repsol que dá 6 cêntimos de desconto. Depois é só escolher bem o dia e o posto onde abastecer.
    Boas poupanças!
    Sofia

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  2. obrigada pelo post
    este mes ja comprei umas coisinhas uteis que posso ter em stock
    como gel duche shampoo etc nas promoçoes sugeridas neste blog e
    poupei bastante , mas em Portugal os comerciantes ainda nao sao
    tao de mente aberta a receber cupoes e vales de desconto o que uma pena ....

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    Respostas
    1. Obrigado eu pela visita!
      Esperemos que haja uma maior consciencialização num futuro breve!

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  3. Até parece que estou a ler a descrição das minhas compras...eu e o meu marido somos assim, fazemos as contas a tudo e comparamos os preços todos e quando aplicar os vales e o melhor. Este mês com promoções e vales já conseguimos reabastecer o stock, posso dizer que há 6 meses que não compramos papel higiénico pois uma boa campanha deu numa magnifica poupança. Infelizmente no nosso País ainda não temos uma grande adesão das empresas na emissão de vales, quem sabe se não estamos a caminhar para isso!
    Obrigada por partilhar com todos o que tem vindo a aprender.

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  4. Cartão de fidelidade da AXA é uma expressão estranha, já que a Fidelidade é concorrente da AXA!

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Reportagem RTP

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