"O Jumbo, que pertence ao grupo francês Auchan, manteve o primeiro lugar no cabaz combinado que junta as marcas de fabricantes às mais económicas, designadamente as marcas próprias de cada cadeia de distribuição, distanciando-se assim do Continente e do Continente Modelo.
Mas a grande novidade prende-se com o cabaz das marcas de fabricantes cujo preço mais em conta passou também a ser garantido pelo Jumbo depois de destronar o Pingo Doce da primeira posição. A cadeia do grupo Jerónimo Martins caiu a pique do primeiro lugar, estando agora na terceira posição, atrás dos segundos classificados Continente e Continente Modelo, e empatada com o Lidl.
O estudo da DECO, que comparou 42.588 preços em 472 estabelecimentos, incluindo plataformas online, distribuídos por 81 concelhos diferentes, revela que a despesa relacionada com produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representa o terceiro maior encargo para as famílias, logo atrás da habitação e dos transportes.
El Corte Inglés é o que garante maior satisfação dos clientes
De acordo com a opinião obtida pela DECO junto de 1.500 consumidores, o preço e a qualidade dos produtos constituem os critérios que assumem maior importância para as famílias.
Neste segmento são os clientes do El Corte Inglés aqueles que apresentam maiores níveis de satisfação, mesmo tendo em conta que é o preço o critério que menos satisfaz os clientes da cadeia de supermercados espanhola. Em termos de satisfação seguem-se os clientes do Jumbo e os do Pingo Doce.
Junto dos clientes das cadeias Pingo Doce, Continente, Continente Modelo, Lidl e Minipreço, a DECO verificou que o preço é o critério que se assume como o principal factor de escolha para os consumidores.
Por outro lado, foi junto dos clientes dos supermercados Spar, Minipreço e Lidl que a DECO registou os menores níveis de satisfação, com uma satisfação inferior à média.
Se o preço é o critério mais valorizado, a qualidade dos produtos, de uma forma geral, e os frescos, como a carne e o peixe, seguem-se enquanto factores mais valorizados pelos consumidores. Já as promoções, apesar de colherem cada vez maior relevância juntos dos consumidores e de serem uma aposta cada vez maior por parte das distribuidoras, não estão ainda entre os critérios mais preponderantes no que concerne à escolha do estabelecimento.
Lisboa é uma das regiões com maior assimetria nos preços
Os distritos onde se verifica maior diferença entre o estabelecimento mais barato e o mais caro são, com grande distância, os de Lisboa, Setúbal e Faro. A DECO explica que nestas regiões a poupança chega sempre à casa dos 20%, o que significa que é também neste distritos que os consumidores poderão beneficiar de maiores níveis de poupança.
Em sentido inverso, é nos distritos de Coimbra, Vila Real, Viana do Castelo e Évora que as assimetrias entre os supermercados mais caros e os mais baratos é menor, logo aqueles que propiciam níveis de poupança mais pequenos aos consumidores. Nas ilhas as diferenças ficam-se pela casa dos 4%.
Por outro lado, é nos distritos do Porto, Santarém e Faro que a competição entre as diferentes cadeias de distribuição é mais feroz. Na óptica do consumidor este nível de concorrência afigura-se como eficaz na medida em que a competição acaba por ser feita ao nível dos cêntimos, refere a DECO.
Ainda a confirmar a boa prestação dos supermercados Jumbo, a DECO, considerado um cabaz só com marcas de fabricante, em dez distritos, confirmou a cadeia francesa como a detentora dos preços mais amigos da carteira em cinco, o Pingo Doce em três e o Continente Modelo nos restantes dois.
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