sexta-feira, 7 de março de 2014

Kakebo - Sistema de poupança japonês, Livro de contas da poupança doméstica


Estou curiosa, confesso.

Do que me foi dado a conhecer, este parece ser um livro de fácil leitura, que junta várias ferramentas e dicas para ajudar na poupança familiar, inspirado num sistema de poupança doméstico utilizado pelos japoneses, de nome Kakebo.
 
A editora Vogais criou um site explicativo (www.kakebo.pt) e uma página do facebook para o mesmo efeito (www.facebook.com/kakebo.pt), onde poderão encontrar mais informações sobre o livro "Kakebo".


Algumas das ferramentas já são conhecidas de muitos poupadinhos, como as tabelas de gastos mensais, mapas de entradas e saídas de dinheiro, mas a consciencialização dos gastos, visualizá-los e assumi-los poderá fazer toda a diferença.

Lembro que podem e devem utilizar também outras ferramentas, como as listas de compras, inventários, calculadoras de poupança como as que disponibilizo aqui no blog.

Consumidores informados fazem compras mais racionais, melhores compras, melhores poupanças.

 A curiosidade ficou, agora tenho de o ler para confirmar. Já está nas livrarias, com PVP recomendado de 14,39€.





Mas como sou mesmo muito curiosa, pesquisei mais um pouco sobre este tema, e o interesse aumentou.... Este é o resultado das minhas pesquisas:
O sistema Kakebo (Kakeibo nos sites ingleses), é um registo muito utilizado pelas mulheres japonesas, que culturalmente gerem o orçamento familiar, onde tudo fica registado. Usam cadernos coloridos, apelativos às mulheres japonesas, e as revistas femininas publicam em dezembro encartes de oferta para o ano seguinte.
Há várias categorias e subcategorias, e parece ser fácil visualizar o fluxo de dinheiro.

A dona de casa japonesa mais diligente anota tudo diariamente, com organização, agrega-lhe os talões das despesas, faz notas coloridas, setas.
É muito popular e a versão papel é muitíssimo usada, mesmo com planilhas excel e outras ajudas digitais. É que escrever os gastos tem o efeito da tomada de consciência do real valor da despesa, o que ajuda a ganhar hábitos de poupança também.

Como adoro tabelas, contas, continhas, talões, parece-me que sou capaz de me dar bem com este novo livro!



1 comentário:

Deixe aqui o seu comentário ao post, obrigado!

Reportagem RTP

Page Rank

Pouparadescontar.blogspot.pt Pagerank

Analytics